Consulta Clínica Farmacêutica – Orion Lab

Às vezes não nos damos conta de quanto a consulta clínica farmacêutica pode ser importante para nossa saúde. Ela pode ser mais umaliado na prevenção de doenças e manutenção da saúde como um todo, já que o farmacêutico também possui treinamento para tratar das pessoas com foco total na prevenção de doenças e no bem-estar.

Como é realizada a consulta clínica farmacêutica? A consulta clínica farmacêutica tem início com a coleta de dados do paciente. Esta é feita por meio de uma anamnese e exame clínico e o paciente é a principal fonte das informações. Além do relato que o próprio paciente faz sobre sua saúde, seus problemas médicos e tratamentos em curso, outras informações podem ser obtidas de familiares e cuidadores ou de outros profissionais da saúde.

São indispensáveis ainda os dados advindos de exames clínicos, laboratoriais, prescrições médicas, entre outros documentos pertencentes ao histórico clínico do paciente. Quando a consulta clínica farmacêutica é agendada, ajuda muito pedir ao paciente que leve seus medicamentos, suas receitas médicas e últimos exames. A entrevista clínica é focada no perfil do paciente, história clínica e história de medicação.